Vacina contra febre amarela: quem pode tomar

Fonte: Jannoon028 - Freepik.com

Fonte: Jannoon028 – Freepik.com

Na última segunda (8), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que desde janeiro de 2017 foram confirmados 29 casos de febre amarela no estado, sendo que 13 pessoas morreram com a doença. O governo, então, decidiu ampliar a partir de fevereiro a vacinação para todo o estado e imunizar crianças a partir dos 9 meses até idosos com 60 anos. No entanto, a vacina contra a febre amarela tem algumas contraindicações – principalmente para quem está grávida ou acabou de ter bebê. Confira!

Gestante pode tomar a vacina?
Não, a vacina não deve ser tomada durante a gestação por ser composta de microrganismos vivos atenuados em laboratório.

Quem está tentando engravidar deve tomar a vacina?
É importante certificar-se antes de que você ainda não engravidou e aguardar pelo menos 30 dias após a vacina para engravidar.

Devo tomar a vacina antes de engravidar?
A vacina contra a febre amarela tem validade de 10 anos. Se você nunca foi imunizada ou não se lembra quando tomou e mora próximo a alguma área de risco, pode se vacinar antes de começar as tentativas para engravidar.

E quem está amamentando?
A vacina é contraindicada para mulheres que estejam amamentando bebês menores de 6 meses. Se a mamãe mora em uma região de risco, uma dose pode ser administrada e o aleitamento materno deve suspenso por 10 dias.

Como as grávidas devem se proteger?
A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos (Aedes aegypti, Haemagogus e Sabethes), então a gestante deve usar repelentes e proteger as pernas e os braços com blusas de mangas longas e calças, além de colocar telas nas janelas. Se a futura mamãe mora numa área de alto risco, é importante ela conversar com o médico para avaliar o custo-benefício de ser imunizada com a vacina.