Grávida pode amamentar?

Amamentar durante uma nova gravidez não representa risco para o bebê em formação – desde que a gestação seja normal

Amamentação

Antes de responder a pergunta acima, acho importante lembrar que é possível, sim, engravidar amamentando. Não é uma situação comum, mas acontece – daí a necessidade de conversar com seu ginecologista sobre métodos anticoncepcionais no pós-parto. Mas o que a mamãe grávida deve fazer: continuar amamentando ou interromper o aleitamento materno?

Grávida pode amamentar!

Amamentar durante uma nova gravidez não representa risco para o bebê em formação – não aumenta as chances de aborto, nem causa contrações, desde que a gestação seja normal. A ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação, não é suficiente para gerar contrações uterinas capazes de provocar um aborto antes da 38a semana, pois o útero tem proteções que impedem os efeitos da substância. Não há também evidências científicas que comprovem que amamentar pode causar problemas no desenvolvimento fetal.

No entanto, por precaução alguns médicos podem indicar a suspensão da amamentação caso a gestante apresente sangramento vaginal, contrações uterinas prematuras ou tenha partos prematuros prévios.

A nova gestação também não diminui a qualidade nutricional do leite materno. Mas em alguns casos a criança pode começar a recusar e até desmamar espontaneamente devido às modificações no sabor e na quantidade do leite, causadas pelas alterações hormonais da gestação. Então, se a gravidez estiver ocorrendo normalmente, a gestante pode continuar amamentando seu filho sem problemas ou contra-indicações!

Semana Mundial da Amamentação 2017

A Semana Mundial de Amamentação 2017 (SMAM) acontece de 1o a 7 de agosto e une mais de 170 países com o objetivo de apoiar e promover a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até pelo menos os dois anos de idade. Durante esse período, vou abordar as dúvidas que ouço no consultório e a importância de conversar com o obstetra para que a mamãe e o bebê aproveitem melhor essa forma única e tão especial de alimentação.