Categorias:

Grávida pode viajar de avião?

Não há problema em viajar de avião até a 33ª semana de gestação, exceto quando há contraindicações médicas, como sangramentos e pressão alta

Grávida viagem de avião

Sim, a mulher grávida pode viajar de avião – desde que não haja complicações, como sangramentos, pressão alta e risco do bebê nascer prematuramente! No entanto, assim como durante toda gravidez, as futuras mamães precisam de cuidados especiais. E atenção! A maioria das companhias aéreas pede a apresentação de uma carta do obstetra autorizando a viagem.

Grávida pode viajar de avião com alguns cuidados

Evite ficar muito tempo sentada para os pés não incharem. Procure esticar as pernas e fazer caminhadas nos corredores do avião. E não se esqueça de conversar com o seu obstetra sobre a necessidade de usar meias compressoras durante a viagem para combater o inchaço e diminuir as chances de trombose.

Importante: não fique também muito tempo sem comer, porém, evite alimentos e bebidas que provocam gazes, porque em altitudes elevadas o incômodo é maior.

Confira as orientações da LATAM e da Gol para viagens!

Informe-se sobre as regras com a companhia aérea

Geralmente, não há problema em viajar até a 33ª semana de gestação, exceto quando há contraindicações médicas. Porém, vale consultar a companhia aérea antes de comprar a passagem: algumas empresas permitem o voo somente até a 28ª semana. Em outras empresas, entre as 32ª e 35ª semanas, é necessário preencher a Declaração de Responsabilidade e apresentar um atestado médico, com idade gestacional e relato de eventuais patologias, se for o caso, autorizando a viagem no momento do check-in.

A partir de 38 semanas, é permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com o acompanhamento de um médico. E durante os 7 dias que antecedem o parto não é mais permitido embarcar.

E após o parto?

Se for extremamente necessário, com uma semana de vida o bebê pode viajar de avião com a apresentação de atestado médico.

© 2018 Dr Gabriel Monteiro. Todos os direitos reservados.