Coronavírus e gravidez: o que você precisa saber

São muitas as incertezas sobre o coronavírus e é importante adotar medidas para se prevenir contra o novo vírus

Coronavírus na gravidez

O coronavírus já contaminou quase 10 mil pessoas e causou a morte de cerca de 200 na China, superando os números da Sara (Síndrome Respiratória Aguda Severa, epidemia ocorrida em 2002. Como aproximadamente 300 pessoas chegam da China diariamente no Brasil, é possível que a doença se propague também por aqui, então é necessário tomar alguns cuidados.

O que é o coronavírus?

O coronavírus é um tipo de vírus que pode causar doenças respiratórias, como resfriados e pneumonias. Ele recebe esse nome porque no microscópio parece uma coroa (corona significa coroa em espanhol e italiano). O coronavírus é uma grande família de vírus que é conhecida desde a década de 1960. Porém, uma nova variante do vírus foi identidade recentemente na cidade chinesa de Wuhan, após a notificação de casos de pneumonia de causa desconhecida.

Sintomas do coronavírus

Os sintomas são semelhantes a um resfriado comum: febre, tosse, coriza, dor de garganta. No entanto, em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, a doença pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória grave.

Não há um medicamento ou tratamento específico. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos.

“Estou grávida. Devo me preocupar?”

Ainda não se sabe exatamente quais as complicações do coronavírus na gravidez, mas durante a gestação o sistema imunológico fica mais deprimido, o que o torna mais sucessível a complicações.Porém, não há motivos para pânico. Até agora as mortes que ocorreram pela infecção pelo vírus ocorreram em idosos e pessoas com outras doenças associadas.

O coronavírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa pelo ar (secreções aéreas do paciente infectado) ou por contato com objetos com secreções contaminadas. Pelo que foi observado até o momento, na maior parte dos casos a transmissão se dá por contato próximo, ou seja, qualquer pessoa que tenha tido contato físico ou permanecido no mesmo local que o paciente doente.

“Dicas de prevenção contra o coronavírus”

– Para evitar o contágio, lave as mãos com frequência com água e sabão e utilize álcool gel;
– Evite o contato com pessoas que apresentam sintomas de resfriado;
– Evite aglomerações e procure manter os ambientes bem ventilados;
– Procure não consumir produtos crus e mal cozidos de origem animal;
– Alimente-se bem para fortalecer o sistema imunológico.

© 2020 Dr Gabriel Monteiro. Todos os direitos reservados.