Obstetrícia

Dr. Gabriel Monteiro Obstetra

Pré-natal

Na Clínica Dr. Gabriel Monteiro, nosso lema é: “pré-natal saudável, parto seguro”. Acolhemos os futuros papais em um acompanhamento próximo e individualizado, pois acreditamos que um pré-natal cuidadoso é essencial para concretizar o encontro tranquilo dos papais com o seu bebê.

O ideal é que o pré-natal comece antes mesmo da concepção para que o obstetra avalie a saúde e conheça o histórico médico do casal para previnir possíveis complicações que poderiam atrapalhar a gravidez ou prejudicar a saúde da mamãe e do bebê.

Após o positivo, é realizado o acompanhamento periódico para que a gravidez e o parto ocorram com segurança. No início, as consultas são realizadas mensalmente e, conforme o parto se aproxima, passam a ser a cada quinze dias ou semanais para identificar e evitar intercorrências como parto prematuro, pré-eclâmpsia, entre outras.

É durante a consulta que os futuros papais devem tirar dúvidas sobre a gestação e o parto – mas toda a equipe está disponível 24/7 para emergências e eventuais dúvidas. As consultas são personalizadas para cada gestante. Além de acompanhar o ganho de peso e a pressão arterial, o Dr. Gabriel irá analisar o histórico médico, como cirurgias, doenças preexistentes e gestações anteriores, assim como hábitos de vida e a alimentação. Exames laboratoriais também são solicitados quando necessários.

Com esse acompanhamento próximo é possível detectar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e seu bebê. Inclusive, a Clínica Dr. Gabriel Monteiro disponibiliza outros especialistas como endocrinologista, nutricionista, nutrólogo, fisioterapeuta, enfermeira obstétrica e psicóloga para que a gestante tenha todo o apoio necessário durante os 9 meses.

Pré-natal de alto risco

Mulheres com hipertensão arterial, diabetes, infecções crônicas como hepatite e HIV, doenças psiquiátricas, cardíacas ou neurológicas, com histórico anterior de abortos de repetição, de gravidez com hipertensão, descolamento prévio de placenta, entre outras intercorrências, são consideradas gestantes de alto-risco e um pré-natal sob um olhar mais criterioso torna-se necessário.

No entanto, a gravidez muitas vezes é uma caixinha de surpresas e durante o decorrer normal pode surgir um problema , como uma infecção viral ou bacteriana, um quadro de diabetes gestacional ou mesmo a evolução para uma pré-eclâmpsia. Nesses casos, o pré-natal normal se tornará um pré-natal de alto risco.

Dependendo do problema, serão necessárias consultas mais frequentes ao obstetra e o acompanhamento de outros especialistas. Mas calma! Todo o cuidado é necessário para garantir a saúde e segurança da mãe e o bom desenvolvimento do bebê.

Ultrassonografia e avaliação do crescimento e bem-estar fetal

Durante as consultas do pré-natal, as mamães podem ouvir o coração do bebê e acompanhar o seu crescimento.

No início da gestação, o ultrassom obstétrico é importante para confirmar a existência do embrião dentro do saco gestacional e de gravidez intra-uterina, conferir os batimentos cardíacos do feto, estimar a idade gestacional e a data provável do parto, além de identificar possíveis alterações no aparelho reprodutor feminino, como malformações do útero, cistos no ovários, mimosa uterinos, etc.

Conforme a gravidez evolui, o ultrassom acompanha o peso, o tamanho, a posição e a vitalidade do feto, a maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico para que o bebê possa nascer na sua hora certa.

Parto adequado, respeitando mamãe e bebê

Desde o início do pré-natal, as opções de via de parto são explicadas para os futuros papais para que eles comecem a planejar como será o encontro com o bebê. O parto normal é geralmente a melhor opção para o binômio mãe e filho. Por isso, estimulamos o parto normal e a participação ativa da futura mamãe, sempre incorporando os princípios de humanização.

Além do acompanhamento obstétrico, a futura mamãe conta com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para se preparar para o parto e também no pós-parto, um momento delicado de adaptação.

Valorizamos e respeitamos os sonhos e os valores dos pais e acreditamos que o parto adequado é aquele realizado com princípios de humanização e segurança para a mãe e o bebê. Realizamos cesáreas apoiados em evidências científicas ou quando este é o desejo da mãe, mesmo após ser informada sobre os benefícios do parto normal.

Serviço de apoio obstétrico

Temos uma equipe de enfermeiras obstétricas alinhadas com a nossa filosofia de atendimento que acompanham a futura mamãe no trabalho de parto no hospital, ajudando tanto emocionalmente quanto fisicamente, com exercícios que auxiliam no parto, proporcionando conforto e confiança em sua potencialidade.

A gestante também pode ter o suporte da fisioterapeuta da equipe para controle da dor no trabalho de parto.

Curso de preparação para o parto

A Clínica também promove um curso para gestantes para transmitir a segurança necessária para o casal que aguarda esse momento tão esperado: a chegada do bebê.

Apoio no puerpério

Caso a paciente sinta necessidade, nossa equipe também pode auxiliar na amamentação e nos cuidados com o recém-nascido em casa.

© 2019 Dr Gabriel Monteiro. Todos os direitos reservados.
WhatsApp chat